Há algumas semanas atrás conheci o Bob.

Um homem que já faz parte da mobília num canto muito particular de Hide Park chamado speaker's corner. Trata-se de uma zona onde, desde o final do século XIX, é permitido a qualquer pessoa falar, debater e discutir publicamente. Perguntei-lhe o que é que queria dizer com a sua mensagem ao peito "Isto vai piorar". Falou-me do desemprego, da destruição dos ecossistemas por parte das indústrias e do controlo exercido sobre os cidadãos pelo governo. Quando chegamos a esta parte da conversa, o homem levanta o braço e aponta para uma grua que estava lá ao lado e pergunta-me "Vês até onde chega o controlo?", "Sabias que Londres é a cidade mais vigiada do mundo?" No topo da grua estava, como podem ver, uma câmara.
Depois da longa conversa com o Bob fiquei a saber que aquele canto já viveu melhores momentos. "As pessoas já não querem saber", dizia-me ele depois de me ter mostrado muito entusiasmado um livro sobre os oradores mais marcantes dos últimos 50 anos.
Quando cheguei a casa tentei procurar informação sobre o Bob na net. Descobri um
site de venda de postais, alguns deles muito bons, onde ele é capa num deles. Saltou-me também à vista uma fachada que me era familiar.

Sim, tinha lá passado pouco tempo antes. Posso dizer-vos que a câmara não existe no local, tratando-se de uma montagem, mas a ideia é excelente.
No decorrer das pesquisas encontrei no Wikipédia informação sobre o
speaker's corner. Para minha surpresa, quem é que aparece como exemplo de orador frequente?
Conheçam o Danny.

"Não acreditem em ninguém incluindo eu" é o que diz o poster que transporta, reflectindo o absurdo do que se passa nas nossas ruas.
Sem comentários:
Enviar um comentário