quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O sítio, gosto!

Os protestantes americanos estão a ocupar os centros financeiros. Tenho que confessar que fiquei surpreendido com isto. Não pela acção, nem pela maneira como a levam a cabo, pois já tinha acontecido no Egipto e em Espanha. A novidade aqui é o sítio! Wall Street, o coração do sistema! A verdade é que vivemos na era da informação, portanto, quem estiver minimamente atento consegue perceber que a crise financeira se deve à ganância de muitos dos que nesse sector trabalham. Isto é verdade, mas se forem curiosos e pesquisarem um pouco percebem que isto é apenas uma das peças de uma grande máquina. Aqui fica o início de Os Mestres do Dinheiro. O trecho fala sobre outra peça da mesma engrenagem embora a sua natureza seja diferente. É diferente pois esta faz parte da estrutura do sistema. Se faz parte da estrutura não há remendos a fazer.

Não fossem as roupas que usavam e os automóveis antigos, e diria que é um documentário deste mesmo ano. No entanto este filme é de 1996 e durante os últimos 15 anos nada foi feito para mudar o caminho em que seguimos.
Gostaria de recomendar também Lets Make Money um belíssimo documentário de 2008 do austríaco Erwin Wagenhofer, que dirigiu We Feed The World em 2005. O filme conta pequenas histórias de várias pessoas em diferentes regiões do planeta. Vítimas e perpetradores. Discursos de neoliberais e silêncios de homens, mulheres e crianças cujos salários não pagam a subsistência. Mostra também as ideias de Washington, responsável pelas políticas liberais que moldaram o mundo económico actual, assim como os mecanismos de colonização moderna como o FMI e o Banco Mundial, perpetuando a dívida injusta dos países mais pobres em troca das suas riquezas. Explica o que são os paraísos fiscais, por onde passa a maioria do capital financeiro para encobrir os donos corruptos. Apresenta John Perkins, autor de Confissões de um Assassino Económico, livro lançado em 2004.

Sem comentários:

Enviar um comentário